top of page

CONVOCAÇÃO COPA AMÉRICA. Com 32 atletas de 19 clubes do país as seleções brasileiras de Futebol 7 sã



As Seleções Brasileiras de Futebol 7 (masculina e feminina) foram convocadas para a disputa da Copa América que será disputada entre os dias 06 e 09 de abril em Lima (Peru), com organização da FIF7 (Federação Internacional de Futebol 7). Esta é a primeira convocação da seleção para 2018, já que esta temporada o Brasil está confirmado em três eventos internacionais. Na categoria masculina o Brasil é o atual vice-campeão da competição, enquanto no feminino o país participará da primeira edição da competição na categoria. Na equipe masculina são 16 atletas de 14 clubes diferentes e mais 02 embaixadores convidados a integrar o grupo que irá competir, enquanto na seleção feminina são 14 atletas que defenderão o Brasil.


Da seleção masculina que defendeu o país na Copa América 2017 apenas 05 jogadores voltam a Lima, sendo que seis jogadores vestirão pela primeira vez a camisa da seleção brasileira, enquanto outros dois jogadores que não participaram da conquista da Copa Intercontinental em dezembro voltam a ter oportunidade, o zagueiro Arthur (Petrópolis-RJ), atual campeão carioca e o multicampeão pivô Mikimba (Vasco da Gama), maior artilheiro da história do futebol 7 brasileiro.


SOBRE A SELEÇÃO MASCULINA

“Em nosso país poderíamos montar até 05 fortes seleções nacionais de futebol 7 para competir em nível internacional e é muito difícil escolher apenas 16. É ano de Copa do Mundo de Futebol 7, a maior competição da história da modalidade e até dezembro é justo que outros jogadores tenham chance de defender o país em competições internacionais. Os jogadores que vinham sendo chamados corresponderam, mas o Batata quer dar oportunidade a outros que fizeram uma temporada brilhante por suas respectivas equipes em 2017, e como já dissemos anteriormente, não importa se defendem clubes de camisa ou não e tampouco em que entidade eles jogam. Estão sendo convocados pelo que eles apresentaram dentro de campo, um exemplo claro disso são os jogadores do Petrópolis e Arraial do Cabo, finalistas do Campeonato Carioca. A convocação é sempre um prêmio aos clubes e atletas, pois são eles que fazem o futebol 7 realmente acontecer” afirmou Wanderlei Ramos, coordenador da seleção.


SOBRE A SELEÇÃO FEMININA

“Na categoria feminina e muito mais difícil montar a seleção devido a ser um trabalho novo, junto ao fato de que o calendário é enxuto e as atletas tiveram pouquíssimas oportunidades, dessa forma a comissão técnica optou por manter a base que foi campeã na Copa Intercontinental. Obviamente as atletas que participaram do Campeonato Mundial de Clubes ano passado estiveram mais em evidência e foram lembradas. A comissão técnica foi optou por manter a base das equipes brasileiras melhores colocadas na competição, Figueirense (campeão) e Barcelona (3º Colocado), mas das 14 convocadas temos sete clubes diferentes sendo representados. Apesar de ter cinco atletas do Barcelona, o fato é que eram apenas três e duas se transferiram do Equipe Forte-PR e do Colo-Colo a menos de um mês. Das 14 atletas, 10 foram campeãs pelo Brasil na Copa Intercontinental e 04 são caras novas” concluiu Wanderlei.


CONVIDADOS

A seleção masculina ainda conta com dois ilustres convidados, ex-atletas profissionais que irão compartilhar da experiência internacional com os jogadores mais jovens que pela primeira vez defendem a seleção em uma competição de tamanha importância, são eles: Rodrigo Mendes, campeão por Flamengo, Grêmio e Kashima Antlers e Fabrício Souza, vice-campeão da Libertadores pelo Atlético Paranaense e campeão da Champions League da Asia pelo Seongnam Ilhwa (Coréia do Sul).


“A participação do Rodrigo e do Fabrício Souza certamente será positiva no aspecto técnico pois eles ainda estão em plena forma e também fora de campo, pois a pressão na Arena de Lima é muito grande e certamente eles vão poder passar tranquilidade aos mais jovens” afirmou Ramos.


PROGRAMAÇÃO

Dia 05 de Abril – Manhã / Embarque para Lima-Peru e Noite (Treinamento) Dia 06 de Abril – Treinamento (2 períodos – manhã e tarde) Dia 07 de Abril – Jogos Dia 08 de Abril – Jogos Dia 09 de Abril – Jogos Dia 10 de Abril – Retorno


SELEÇÃO MASCULINA


GOLEIROS Rodrigo (Chapecoense-SC) Fanta (Arraial do Cabo-RJ)


FIXOS Arthur (Petrópolis-RJ) Cadu (Sport-PE)


VOLANTES Marcelo (Chapecoense-SC) Ruan (Petrópolis-RJ) Dionata (Coritiba) ALAS Rafa Carioca (Avaí-SC) Chayene (Flamengo-RJ) Rodrigo (Botafogo-RJ) Mael (Ouro Verde-RS) Pinduca (Atlético-PR) MEIAS Mike (Corinthians-SP) Pelé (Santos-SP) PIVÔS Mikimba (Vasco-RJ) Miller Alves (Camaçari-BA)


CONVIDADOS Rodrigo Mendes (convidado) Fabrício Souza (convidado)

TÉCNICO Marco Antônio Batata


SELEÇÃO FEMININA


GOLEIRAS Luiza Jesus (Figueirense/Paula Ramos-SC) Vanessa (Barcelona-PR) ZAGUEIRAS Laíssa (Barcelona-PR) Daniela Zanolla (Internacional-RS)


ALAS Thais Andrade (Barcelona-PR) Rayane (Vasco-RJ) Maria Thereza - Ala (Barcelona-PR)


MEIO-CAMPO Ana Caroline (Figueirense/Paula Ramos-SC) Marina Hoher (Figueirense/Paula Ramos-SC) Barbara Martins (Atletico Catarinense-SC) Tatyele Sena (Camaçari-BA) Danielle Cristina (Barcelona-PR)


ATACANTE Adriana Quadros (Fênix-PR) Bruna Silva (Figueirense/Paula Ramos-SC) COMISSÃO TÉCNICA André Hoepers Emerson Prado

football 7 federation
bottom of page